BEM VINDO(A) AO BLOG.
Elaborado por Carlos Ribeiro & Eudalia Alves alunos do curso de Pedagogia VI, da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes -
Esse blog foi criado para a disciplina de Tecnologia Aplicadas à Educação, do professor Alcyone Gilberto de Brito Vieira.
Espero que gostem!!!
A PROTEÇÃO DA INFÃNCIA NO
CONTEXTO INTERNACIONAL
Segundo GUIMARÃES
muitos pais já tinham apoio de politicas de assistência á infância no período
contemporâneo, o assistencialismo era voltada para os órfãos abandonados e
infratores, eram internado em instituição como reformatórios era a principal
prática. Nesse período a escola procurava oferecer o melhor para a criança,
promovendo o bem estar e valores que seriam importantes na formação do
individuo com parceria da família e outras instituições sociais, o educador e o
orientador nas praticas pedagógicas levando as lentes da justiça, como
igualdade, dignidade, solidariedade, respeito, responsabilidade, autonomia e
percepção do mundo e de si mesmo.
Com a revolução
industrial e a exploração juvenil os operário e donos de fabricas e
representantes do governo debatiam a regularização desses trabalhadores
infanto-juvenil no mercado de trabalho, impondo uma idade mínima para
ingressar, estabelecendo a jornada inferior dos adultos, e não a contratação de
menores em determinados trabalhos. Assim foram dotadas leis de proteção em
alguns países.
Na primeira guerra
mundial surgiu organização para a proteção das crianças de conflitos de algum
modo protege-las da guerra que são exploradas. Um nome importante surgiu para
dar inicio as organizações não governamentais com o apoio da cruz vermelha a
Ingressa Eglantyne Jebis, foram escritas cartas que alcançou
grande percussão internacional em prol do direito da criança e dando origem a documentos
em defesa da criança e o cuidado e atenção especial, mas surgiram direitos universal como direito do
homem e hoje se chama direito humano representado pela (ONU) dois anos depois é
criado (UNICEF) para socorrer criança órfão de guerra.
Em 20 de novembro de
1959 Segundo GUIMARÃES e aprovada o direito
sendo um direito alienáveis de todas as crianças, foram estabelecidos
direitos à criança a igualdade, proteção no seu desenvolvimento, a um nome e a
uma nacionalidade, alimentação etc. esse são alguns direito a criança que foi
ampliada diante da vulnerabilidade com a responsabilidade do cuidado, proteção,direito
a convivência familiar, liberdade de expressão, de pensamento, de religião e a
preservação de vida privada e ao acesso a informação apropriada. Mas com todos
esses direitos tem crianças refugiadas na condição de órfã, fugindo de
perseguições étnicas e conflitos armados contam com ajuda humanista na
esperança de regressar aos locais de origem, é exploradas sexualmente, trabalho
infantil, tráfico de drogas é um absurdo que acontece com as crianças perante
as leis.
Todos os países
assumiram o compromisso de mudanças em suas
legislações em defesa da criança em todo o planeta com a exceção de dois o
Estados Unidos da América e a Somália. Mas com todos esses avanços na pratica
integral da infância requer de cada governo empenho e compromisso urgente,
capas de asseguras direitos humanos, considerando base solidas para construir vivencias e a cidadania e
alterar o rumo da historia da humanidade, que seja positiva e não negativa
perante os direitos humanos.
No Brasil a proteção da criança com programas do
governo e projetos desenvolvidos para o direito da criança apoiado por organizações não governamentais e
por empresa, mas há cinco séculos não era prioridade do estado e sociedade, e
acontecia no período colonial não davam importância para os direitos da
criança. Pelas ordenações Manuelinas e Filipinas a câmera municipal deveriam se
encarregar da criação ate os sete anos de idade, isso não acontecia à
prioridade principal era construções
urbanas, deixando de lado os direitos da criança, mesmo enfatizando prioridade
a câmera contribuía com a Casa de Misericórdia, para presta assistência aos
menores e poucas casas dispunham da “roda dos expostos”, mas a câmara pagava
uma pessoa para cuidar das crianças ate completa sete anos, e atrasava o pagamento
desses cuidador e a proteção garantida reduzia, assim eram exploradas do
trabalho infantil e aumentando a imortalidade infantil.
Os menores de 17
anos contavam com um beneficio não podia ser condenada a morte, com a
independência a legislação foi alterada favorecendo D. Pedro II com a idade de
14 anos de idade, e acompanhada de outra permitindo a ser condenada a cadeia a
partir de 7 anos, caso se o Juiz determinar que a criança saber distinguir do
bem e do mal, outras leis surgiu como o ventre livre, código penal para 9 anos
de idade não pode ser penalizado, na cidade do Rio de Janeiro menores de 12
anos aprendizes ingressava a partir da idade 8 anos de idade com jornada de 4
hs, com a exploração infanto-juvenil mão de obra nas industrias se agravou,
havendo protestos por operários que reivindicavam a contratação de menores de
14 anos e trabalhos noturno para 18 anos de idade, em 1922 consolidou a Lei Penal
para menores de 14 anos e no ano seguinte foi criado o Juizado de Menores, e em
1927 estabelece a maioridade em 18 anos, mas limitou-se ao tratar em situação
irregular como exemplo os abandonados e delinquentes, outras questões foram
reguladas ficando a caráter do Juiz decidir o destinos dos menores excluídos
socialmente.
O governo Getúlio
Vargas em 1932 fixou a idade de 14 anos mínima para trabalhar nas indústrias, e
derrubado pela constituição 1934 proibindo trabalho de menores de 14 anos, o
UNICEF no nordeste dava as primeiras atenção tento como embaixadora que
identificada com o publico infantil, a turma da Monica criando por
Mauricio e recebeu como titulo escritor
do UNICEF. Já no governo militar foi criada (FUNABEM) Fundação Nacional do Bem
Estar do Menor, tinha a mesma finalidade de proteção a criança. houve tantas
mudanças das Leis e não respeitadas para
proteção da infância brasileira até 1988, a partir da constituição da 1988 que entrou em
vigor, com finalidade de proteção integral á criança e ao adolescente, através de lutas de movimentos social e de iniciativas de organizações não
governamentais a conquista se concretizou o status de sujeitos detentores de
amplo direitos de cidadania.
GUIMARÃES.Helena Campos.A HISTÓRIA E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. São Paulo. Livraria Saraiva. 2012.
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